Seguidores

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Quer ser útil?



Quer ser útil?

Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado com os seus antepassados e seu corpo se decompôs (Atos 13-36)
Quantas vezes você já disse   que gostaria de ter nascido em determinada época afirmando que faria algo diferente?
Muitas vezes acreditamos que seríamos úteis em época diferente e ficamos dizendo o que faríamos se vivêssemos quando Jesus vivia aqui, ou quando Lutero rompeu com a Igreja Católica, ou quando os irmãos Wesley pregavam o Evangelho e por aí vai nossos desejos de estarmos em lugar diferente do nosso hoje.
Pensando assim, pergunto: Que frase seria a ideal para ser estampada na lápide de sua sepultura?
- Aqui jaz um servo inútil que sonhei viver em outra época?
- Aqui jaz uma pessoa que passou pela vida sem nada acrescentar?
- Aqui jaz uma pessoa totalmente inútil à sua geração.
Ou você gostaria de ter por epitáfio uma frase como esta: - Aqui descansa um guerreiro que serviu seu povo em seu tempo, debaixo do propósito de Deus?
Para que isto seja verdade em sua vida, antes que você morra de forma inútil, que tal estudar bem o verso 36 de Atos 13?
Se você dissecar o versículo, tirando dele as principais informações, teremos algo profundo a entender: Servir (1) a sua própria geração (2) conforme a vontade de Deus (3). E se levarmos em conta que o versículo acima se refere ao salmista e rei Davi, podemos nos lembrar de todas as dificuldades que ele sofreu em toda a sua vida.
Foi pastor de ovelhas, enquanto seus irmãos por serem mais fortes e bem apessoados foram enviados a servirem o Exército de Israel, foi ser servo de Saul e teve que ficar a sua disposição quando este era acometido por sua loucura, correndo risco de morrer neste trabalho, sua primeira missão oficial foi enfrentar um gigante sem armas ou armaduras adequadas, foi perseguido pelo rei, teve sua noiva roubada, sua esposa foi dada a outro, enquanto ele vivia como fugitivo, foi perseguido por outros reis, foi vencido pelo pecado do adultério e assassinato, sua filha perder a honra, perdeu 2 filhos de forma violenta, viu seu reino ser tomado por um de seus filhos e muitas outras provações que vemos também em seus poemas (Salmo).
Davi não permitiu que seus problemas destruíssem sua caminhada. Ele chorou, expôs suas fraquezas, rasgou-se em lágrimas, sofreu na pele a consequência de seus atos impensados, mas jamais abriu mão de sua obrigação: Servir ao seu povo.
Quanto o autor do Livro de Atos cita Davi (13-36) cria uma bela frase para ser colocada sobre o túmulo do falecido rei. E esta frase é um testemunho grandioso sobre o caráter de Davi. Mostra que ele não abriu mão daquilo para o qual foi chamado. Em nossos dias diríamos que ele ‘vestiu a camisa’ de seu povo e não desprezou seu trabalho. Mesmo quando ele viveu fugitivo, entre seus inimigos, continuou servindo seu povo, jamais feriu um soldado do Exército de Israel, pelo contrário embrenhou-se em batalhas pessoais, trazendo vitórias ao seu povo, mesmo estando afastado, vivendo como forasteiro.
As pessoas hoje gritam que sofrem que são perseguidas, mas não tem  a nobreza deste homem.
Ele enfrentou seus problemas com coragem, mesmo entre lágrimas jamais negou seu serviço ao povo e tinha a humildade de reconhecer seus pecados e arrepender-se de seus atos. Por isto mesmo o Senhor deu testemunho dele ao afirmar:
 Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade (Atos 13:22).
Quem dera todos nós deixássemos de prestar atenção nos defeitos deste homem chamado Davi e prestarmos mais atenção em seus acertos. Quando observamos onde alguém acerta, aprendemos que buscar acertar sempre é o melhor a se fazer sempre. E quando buscamos acertar, encontramos forças para fazer o que é útil hoje.
Nada de ficar olhando para o passado e arrumando desculpas para não agir hoje, que como Davi, sejamos úteis ao povo de nossa geração debaixo da vontade do Senhor. Só assim um dia se dirá de nós: - Aqui descansa um guerreiro que serviu seu povo em seu tempo, debaixo do propósito de Deus.

domingo, 28 de abril de 2013

Emanuel, um segredo.


Emanuel, um segredo.
Sergio Carlos da Silveira

Jesus é uma promessa que se cumpriu em nossas vidas, mas constantemente, dado as circunstâncias, esquecemo-nos de sua real importância para nossas vidas.
Ele não veio ao mundo apenas para nos salvar, veio também para trazer Deus aos homens. Afinal, Emanuel, seu nome, quer dizer exatamente isto: Deus conosco.
Quando entendemos que Deus esta conosco, que jamais nos abandona, entendemos que tudo se torna mais fácil. Não como a visão de Poliana, aquele personagem da Literatura Mundial que acredita que tudo é bom e perfeito, mas com Cristo tudo fica menos difícil sim. Ter Jesus na vida é olhar para nossa caminhada com mais respeito, por Ele estar conosco e por sermos pessoas que tocamos o coração de Deus a ponto de Ele desejar estar conosco novamente. E não foram nossas qualidades e nossa alma nobre que tocaram o coração do Altíssimo, foi a nossa condição de filhos desviados de seus planos, sua misericórdia nos alcançou apesar de nossa rebeldia.
Maravilhoso pensarmos que apesar de tudo, o Senhor é conosco sempre, jamais nos abandona.
Este é o mais célebre segredo e o mais especial é que está revelado, mas poucas pessoas compreende isto: Emanuel – Deus Conosco –  O Deus que nunca nos deixa.

sábado, 27 de abril de 2013

Casamento na Era digital



Casamento na era digital

As pessoas acreditam piamente que o amor suporta tudo. O amor tudo suporta, mas até quando?
Muitos casais desrespeitam-se atribuindo ao outro a capacidade de suportar  seus erros e desacertos alegando exatamente isto: O Amor tudo suporta. Ambos devem investir no sentimento, exercitar o amor diariamente e isto leva  tempo e precisa de atenção ilimitada.
Muitos casais estão vivendo separados dentro de casa. Separados principalmente pela Televisão e hoje, por algo mais interativo, a Internet.
Muitos esposos chegam em casa e encontram tudo desarrumado, janta por fazer, crianças por banhar e a esposa esta sentada em frente ao computador conversando com todo mundo. Para evitar confusão alguns maridos jogam a mochila em qualquer lugar e vão para a casa da mãe, para o bar ou outro lugar qualquer. Existem os maridos que ao ver isto mandam as crianças para o banho, coloca as panelas no fogo e pega a vassoura e arruma a casa. Mas muitos maridos não suportam mais isto. E brigar se torna a próxima opção.
Existem maridos que também usam a Internet como fuga da realidade e deixam de lado suas responsabilidades envolvendo-se em jogos sensuais ‘inocentes’ com outras mulheres. Muitos realmente acreditam que ver uma pessoa pela ‘web cam’ é algo inocente, não percebem que este tempo que perdem com pessoas carentes na Internet acaba fazendo falta em vários departamentos de sua vida. E mais, acreditam piamente que este envolvimento ‘inocente’ não é pecaminoso, pois não há, segundo eles, envolvimento real, ficando apenas no campo visual. Esquecem-se que existe sim envolvimento real, pois imaginando outras situações  acaba procurando satisfação de seus desejos fora de seu casamento. As pessoas vivem dizendo que com elas estas coisas não acontecem por esquecerem que a maldade uma vez gerada, um dia nascerá. Leia o texto bíblico  abaixo: Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte
 (Tiago 1:14-16).
A advertência para todos nós, sejam os que se envolvem com a sedução tida por inocente como com conversas que não levarão a nada  é uma só:   Não erreis, meus amados irmãos (Tiago 1:16).
Tudo o que mina as forças de um relacionamento deve ser destruído, sendo esta uma obrigação do casal e não apenas de um dos cônjuges.
Não force o amor suportar o que é  desrespeitoso, mude sua atitude, seja você homem ou mulher. Não queira ser o que vai destruir seu lar, seja o que tapa as fendas, cura as feridas e sustenta as bases de sua família.
Agir de forma diferente 
é uma forma de priorizar o egoísmo e uma atitude egoísta destrói o lar e desarma a família.
Cuidem de sua casa, não permita que o outro faça o que você pode ou deve fazer. Como pode ser feio alguém dizer de seu casamento coisas do tipo: eu só podia escolher se a omelete era com ou sem cabelo.
Infelizmente muitos casamentos quando se acabam,  o que sobra para recordar são apenas as sujeiras de um e a irresponsabilidade de outro.
Não pense que seu relacionamento será diferente se você comete os mesmos erros que destruíram outros casamentos.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Matando o que nos mata


Matando o que nos mata


Pastor Sergio Carlos da Silveira

Leitura: I João 3. 4-14


Índio Galdino
Líder Indígena 
Na madrugada de 20 de abril de 1997, cinco rapazes de classe média-alta de Brasília atearam fogo ao índio pataxó Galdino Jesus dos Santos, 45 anos, que dormia sob um cobertor numa parada de ônibus, confundindo-o com um mendigo. Galdino dormia num ponto da Quadra 703 Sul, após ter participado de uma manifestãção por ocasião do Dia do Índio e morreu horas depois. O crime causou protestos em todo o país, inclusive dos próprios índios.


Veja bem, elas pensavam que era um mendigo. então se fosse um mendigo podia?
As pessoas perderam o limite do que é certo e errado. Simplesmente preferem fazer suas vontades sem respeitar uma as outras.


No versículo 4 fica claro que ninguém peca só para fazer o mal, afinal o pecado é a transgressão da Lei.


Pecado é a busca de bens legítimos usando para isto meios ilegítimos.
Isto é o que vemos hoje, as pessoas, para conseguirem seus objetivos agarram-se ao pensamento de que os fins justifica os meios.


Todos os que permancem em Jesus não precisam pecar (v. 5 e 6)


Existem algumas verdades que você deve observar quando o assunto é pecado.

  • Deus não força ninguém a fazer o bem.
  • Deus não permite que o diabo lhe obrigue a fazer o mal.
  • Se a sua vida ruim, não é culpa de ninguém, é só sua.
Eu gostaria de dizer que o seu maior inimigo é o diabo, mas não posso dizer isso.Teu maior inimigo é o teu coração.
O nosso coração esta contaminado, já que  a própria Bíblia diz: "...Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim".

Se tua vida é um tédio é porque tua vida é torta, mas tem jeito, afinal Jesus veio ao mundo para conceder perdão dos pecados.

  1. Cristo veio ao mundo para derrotar os pecados.
  2. Só houve um nascido de mulher que era Santo.
  3. So Deus, através do Espírito Santo, pode nos convencer de nossos pecados.
Viver o parecer que é mas não é (verso 10)Muitos paracem justos, mas suas atitudes provam que não são. A Bíblia  afirma que todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão.

Ja aqueles nascidos de Deus não vive e nem compactuam com o pecado, isto  porque são gerados pela semente do que é Santo

Para que haja a mudança necessária, é preciso que a pessoa assuma que quer ser mudada por Deus.
Nossa oração deve sempre ser: "Deus eu quero.Opera em mim"

terça-feira, 23 de abril de 2013

Como reconhecer um conselho

Como reconhecer um conselho?
Baseado em Palavra do Pastor Sérgio Carlos da Silveira

O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos.
Provérbios - 12:15
Não havendo sábios conselhos, o povo cai; mas na multidão de conselhos há segurança. Provérbios 11:14

Muitas pessoas se inclinam a aconselhar as pessoas, tanto na Internet, como na vida. Mas a maioria das pessoas se perdem, sem saber o que estão precisando ou fazendo e saem pedindo ajuda para todos, sem utilizar a Palavra como base. Mas se você tem um problema de ordem espiritual e precisa de ajuda espiritual. Então como posso buscar conselhos fora da Palavra?
Sabe, buscar conselhos é algo saudável, mas devemos tomar alguns cuidados. Quem faz parte da Promessa e vive pela Palavra aconselha pela Palavra, porém os de fora não a utilizam quando trazem conselhos. Ele usam os meios humanos e os costumes do mundo para basear seus conselhos e você lembra o que aconteceu com Absalão? Absalão seguiu os conselhos de Aitofel e cometeu erros, vindo a perecer. Simplesmente por Aitofel ter  se afastado do Senhor e da Palavra, seu coração estava contra o desejo de Deus que escolheu Davi para Rei de Israel. Quando Aitofel ficou ao lado de Absalão, desobedeceu ao Senhor. Uma coisa deve ser levada em consideração, se há uma escolha  afazer e não faço, ou me abstenho de fazer esta escolha, certo é que ela foi feita. E isto aconteceu com Aitofel, ele ficou com Absalão e deixou Deus, fez sua escolha e foi para o mal. Tão maligna sua escolha que ele caiu e levou consigo Absalão.

O mesmo Aitofel que aconselhou sabiamente Davi, agora estava perdido em sua desobediência e fez o jovem Absalão e seus soldados perecerem.|
Então quando buscamos conselhos de alguém devemos observar se são ungidos pelo Senhor, se são baseados na Palavra e se geram vida.
Pense nisto quando precisar de um conselho e analise os que receber  à luz da Bíblia.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

A Última Palavra é do Senhor


Deus leva Ezequiel a uma visão de um vale de ossos secos.
Deus mostra ao profeta a sequidão daquele vale e o interroga com uma pergunta ...

Ezequiel podes esses ossos reviver? 
Com todo o conhecimento o profeta responde a Deus,Tu sabes Senhor
Precisamos aprender ("reter na memória, adquirir conhecimento") e apreender ("entender ou interiorizar através da inteligência, do raciocínio") que a ultima palavra é sempre de Deus..... 
Eu na minha ignorância sempre me perguntei como pode ossos escutar e pesquisando um pouco descobri que o menor ossos do corpo humano chama-se Estribo e está justamente no ouvido.
Deus foi claro quando disse para Ezequiel profetizar sobre aqueles  ossos: Fala a estes ossos.Era necessário que aquele osso - o estribo -  escutasse para que os demais obedecesse.
Uma outra coisa tremenda neste milagre: Não foi necessário Anjo, Arcanjo ou Querubim.


Bastou uma ordem de Deus para que profetizasse sobre aqueles ossos.
Quem restaura é a PALAVRA. Existe vida em um vale de ossos secos quando Deus determina.
Para se decretar a morte de uma pessoa antigamente era  necessário que os ossos estivessem queimados, quebrados, espalhados...
Se há ossos existe vida. Quando Deus ordena, não importa a situação que estejam os ossos, Ele põe de pé,  cobre de músculos  e pele e lhe dá outra vida.
Vidinha todo mundo tem mais uma vida em Cristo.  reestruturada é para quem O conheceu num vale de ossos secos.
Fomos feitos novos, vivos,  pelo poder da palavra. Sim,estou vivo e não moro mais em sepultura pois um dia toda a minha estrutura ouviu a VOZ Daquele que tudo comanda e me fez novo, me colocando  de pé.
José  tinha uma preocupação tremenda com seus ossos pois sabia que quem se morresse no Egito viraria Múmia, mas se fosse levado a Terra Prometida seria ressuscitado, teria uma nova vida.
Todos os que entenderam que o importante é OUVIR  a voz de Deus, tiveram suas vidas mudadas, pois entenderam que  A ultima palavra ainda é do Senhor.
Obrigado Senhor pois sei que a ultima palavra sempre será Sua. Reconheço que em minha vida quem tem a ultima palavra és tu, Senhor.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Sem direito a Aposentadoria




Às vezes me pego lutando com um inimigo feroz eu mesmo, e muitas vezes penso em parar tudo, largar tudo, não a Deus, pois Este está encrustado em minha alma, gostaria as vezes de viver mais simples, em uma cabana em lugar no sertão, cuidando de alguns pés de plantas, e quando começo a me preparar para viver como uma Cigarra selvagem, sem preocupação senão com a minha própria felicidade, penso num trecho de um Poeta mexicano,(Amado Nervo), que sempre me faz adiar ás minhas tão sonhadas aposentadoria. Por tempo indeterminado.
“Todo homem que te procura vai te pedir alguma coisa, o Rico aborrecido, a amenidade de tua conversa, o Pobre o teu dinheiro, o triste um consolo, o débil um estimulo, o que luta uma ajuda moral. Todo homem que te busca certamente há de pedir-te alguma coisa e ousas impacientar-te?Infeliz a lei oculta, que reparte misteriosamente as excelências, dignou-se outorgar-te o privilégio dos privilégios, o bem dos bens, a prerrogativa das prerrogativas. Dar, e tu podes Dar.Deverias cair de Joelhos e dizer :Graças a meu Deus posso Dar; nunca mais passará por meu semblante uma sombra de impaciência¨.
Obrigado Senhor por tantas vezes abrir meus olhos. Tu me destes uma das maiores riquezas que é poder dar-se e ás vezes consigo me tornar um dos Seres mais Ingratos. 
(Pastor Sérgio)

terça-feira, 9 de abril de 2013

Cuide de minhas ovelhas


 Cuide de minhas ovelhas
Pastor Sérgio Carlos da Silveira

            Muitas vezes, enquanto líderes e pastores, responsáveis de grupos diversos na Igreja, estamos preocupados em fazer ‘números’. Com encontros evangelísticos e campanhas em lugares onde as pessoas estão sensibilizadas pela dor, pelo luto, pela falta de liberdade, vão enchendo a Igreja de pessoas doentes na alma  e paramos por aí, como se só isto fosse ter cuidado com as ovelhas que nos foi confiadas pelo Senhor.
         Na verdade, ganhamos almas, enchemos as igrejas e nos preocupamos com tudo,  menos com a situação física e emocional das pessoas. Esquecemos que é nosso dever nos preocuparmos com as demais dificuldades destas pessoas, ajudá-las a pensar em seus relacionamentos, orientá-los quanto às suas divergências familiares e conjugais.
Uma pessoa doente da alma  tem dificuldade de seguir adiante, pode ficar na Igreja, mas não evoluí, estará sempre dependente de afeto alheio e de ajuda esporádica.   
Muitas pessoas precisam ser curadas em sua psique e não no corpo e isto só é possível quando paramos tudo e analisamos caso a caso e, guiados pelo Espírito Santo, tocarmos ferida por ferida, limpando, tirando as partes apodrecidas, purificando a carne nova e dolorida,  refazendo o curativo dia após dia até que a pessoa esteja curada de fato.
Ou aprendemos isto e colocamos em prática ou teremos sempre uma Igreja cheia de crentes doentes.
Há tempo para todas as coisas e o atual, é o tempo de curar feridas. As ovelhas estão precisando de cuidados especiais? Então vamos cuidar delas!

sábado, 6 de abril de 2013

Casa de Deus

Casa de Deus [Pastor Sérgio Silveira]

“Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.Mas espero que entendereis que nós não somos reprovados.”(II Co 13:5-6)

Estamos tão preocupados em irmos à Igreja e esquecemos que devemos ser a Igreja.
Quando observamos bem o Templo construído por Salomão, um desejo de seu pai, Davi, vemos que apesar de ser construído para ser considerado Casa de Deus, ficou conhecido como Templo de Salomão e talvez esta seja a prova mais clara que Deus não está em templos. Isto se não nos lembrarmos de Atos 7-48, que fala claramente que Deus não habita em Casa feita por homens.
E onde Deus habita?
Deus, mesmo tendo todos estes lugares no mundo, escolheu viver em nós, fazer morada em seres imperfeitos, mesmo sendo Ele perfeito.
Muitos que não acreditam no Senhor ou querem menosprezar sua Grandeza, questiona esta possibilidade, mas por não quererem reconhecer que o que Deus quer do homem é uma relação de amor e com isto, deseja habitar entre os homens. Deus não quer estar afastado de nós, Ele deseja que sejamos seus amigos e um amigo tem morada garantida em nosso coração.
Se permitimos que as outras pessoas vivam em nosso coração, por qual motivo não compreendemos que é desta mesma forma que o Senhor quer habitar em nós?
Os templos construídos pelos homens - Templo de Salomão, Tabernáculo de Davi, Tenda de Moisés - nos mostra o verdadeiro distanciamento do Objeto como Moradia de Deus e prova que o interessante é nós sermos Templos do Espírito Santo como está escrito: Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (1 Coríntios 6:19) . Jesus também deixou claro que somos templos em seu discurso, quando disse, referindo-se a si mesmo, que se o Templo - Seu Corpo - seria destruído e reconstruído em 3 dias, como realmente aconteceu.
Ora, se somos Templos do Espírito Santo,  esta Casa deve ser limpa e arejada  para que este nobre habitante encontre prazer e estar entre nós.

Não permita que os costumes humanos mudem o significado do que você é. Afinal, você é uma Nova Criatura e tornou-se Casa de Deus.
Como Casa de Deus devemos em todo o tempo sermos o canal que redirecionará  as pessoas que chegarem até nós a Deus.
E como faremos isto? Como construiremos outros Templos ao Senhor? Através do Amor, o melhor alimento que podemos oferecer a alguém. Quando amamos o próximo, fazemos com que ele conheça o amor de Deus que está em nós. E o Amor de Deus é sem mácula, não faz acepção de pessoas, não aprisiona o próximo em tolas crendices, mas o apresenta a Verdade, com gentileza, com perdão, com paciência.
Que aprendamos que esta é nossa Missão trazer a Deus pessoas desgarradas, mas fazer isto comum amor inexplicável, pois foi assim que Jesus nos amou. E quando este próximo se aproximar de nós e for alcançado pelo Amor de Deus, através de nós, ele possa sentir-se Igreja entre nós, sendo aceito como o Senhor nos aceitou e acolheu em suas Grandiosas Asas de Fidelidade.
Que encontremos prazer em sermos Casa de Deus.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Colecionador de Perdas


Colecionador de Perdas?
Pastor Sérgio Carlos da Silveira


A ultima coisa que quero é chegar a igreja e fingir que esta tudo bem...
Colocar minha Bíblia debaixo do braço e mostrar para as pessoas que sou inatingível... A Biblia fala de uma mulher que havia perdido uma dracma, e era tão importante que ela resolveu, de uma maneira fora do comum, procurá-la. Aquela dracma tinha importância para ela.
Muitos de nós temos perdido e não damos a mínima importância para a perda , às vezes por vergonha de que saibam que perdi ou por orgulho.
Se você perdeu e não procurou, alguma coisa esta errada.
Tem pessoas que não procura só para dizer que não perdeu.
Não precisamos viver de aparências
Quando o aprendiz de profeta perdeu o machado, pediu ajuda ao profeta para que o achasse. Tem muitas pessoas somente trabalhando  com o cabo para não dizer que perdeu o machado. Cabo não realiza tarefa precisamos da ferramenta completa. 
Nabote não abriu mão da vinha para Acabe. Para Nabote a vinha  tinha importância, de maneira alguma ele se desfez daquela dela. Podemos ter uma casinha em meio de dois edifícios se alguém tiver algum interesse nesta casinha, não abra mão, ela tem valor imenso, é sua!
Cuidado tem pessoas de olho naquilo que você desvaloriza. Abra teus olhos, o prato de lentilha para Jacó não era só um prato de lentilha, mas a primogenitura. Esaú não deu valor e perdeu. Dê valor nas coisas que Deus te confiou.
A Bíblia fala que aquela mulher entrou em casa acendeu a lamparina e varreu o lixo. As vezes não querermos  mostrar a real situação de nossa vida para com Deus, MAS para buscarmos o que se perdeu, às vezes é necessário limpar, tirar o lixo ,abrir os olhos, acender a luz. 
Não me importa o que você pense da minha vida. A minha dracma perdida tem importância e eu vou procurá-la.
Precisamos tirar o lixo que muitas vezes cobre o que perdemos...
Eu quero minha dracma de volta...
Não quero ser um colecionador de perdas.